Ordem Cristo.png
1024px-OrderOfCristCross.svg.png

A Real Ordem Militar de Nosso Senhor Jesus Cristo é uma ordem religiosa e militar, criada a 14 de março de 1319 pela bula pontifícia Ad ea ex quibus cultus augeatur do Papa João XXII, que, deste modo, atendia aos pedidos do rei Dom Dinis. Recebeu o nome de Ordem dos Cavaleiros de Nosso Senhor Jesus Cristo ou Ordem da Milícia de Nosso Senhor Jesus Cristo e foi herdeira das propriedades e privilégios da Ordem do Templo. Em Maio desse mesmo ano, numa cerimónia solene que contou com a participação do Arcebispo de Évora, do Alferes-Mor do Reino D. Afonso de Albuquerque e de outros membros da cúria régia, o rei Dom Dinis ratificou, em Santarém, a criação da nova Ordem. Foi-lhe concedida como sede o castelo de Castro Marim; mas em 1357 já a sede tinha sido instalada em Tomar, anterior sede templária. 

A Real Ordem Militar de Nosso Senhor Jesus Cristo faz parte do patrimônio histórico cultural da Casa Real Portuguesa reconhecido pelas sentenças judiciais e pela ONU como Organização intergovernamental.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Real Ordem de Nosso Senhor Jesus Cristo passa agora por um período de restruturação e em breve abrirá as suas portas com um curso com vários níveis que visa formar nobres Cavaleiros de Cristo nos seus diferentes graus ao serviço da mensagem de Cristo e do Pai que Cristo representou na sua manifestação terrena.

 

 

Ordine Cristo.PNG