top of page

Real Ordem de Cristo

A Real Ordem Militar de Nosso Senhor Jesus Cristo é uma ordem religiosa e militar, criada a 14 de março de 1319 pela bula pontifícia Ad ea ex quibus cultus augeatur do Papa João XXII, que, deste modo, atendia aos pedidos do rei Dom Dinis.

Note que existe uma diferença entre Ordens duma Casa Real Soberana 

e falsas ordens que são apenas associações na vigência do direito comercial.

 

Recebeu o nome de Ordem dos Cavaleiros de Nosso Senhor Jesus Cristo ou Ordem da Milícia de Nosso Senhor Jesus Cristo e foi herdeira das propriedades e privilégios da Ordem do Templo. Em Maio desse mesmo ano, numa cerimónia solene que contou com a participação do Arcebispo de Évora, do Alferes-Mor do Reino D. Afonso de Albuquerque e de outros membros da cúria régia, o rei Dom Dinis ratificou, em Santarém, a criação da nova Ordem. Foi-lhe concedida como sede o castelo de Castro Marim; mas em 1357 já a sede tinha sido instalada em Tomar, anterior sede templária. 

A Real Ordem Militar de Nosso Senhor Jesus Cristo faz parte do patrimônio histórico cultural da Casa Real Portuguesa reconhecido pelas sentenças judiciais e pela ONU como Organização intergovernamental.

Comm. Ord. Cristo.JPG
Gr. Cr. Ord. Cristo.JPG
Ordine Cristo.PNG
logoF_m3.png

Casa  Real  Portuguesa

1/1
bottom of page